SUGESTÃO DE LEITURA

SUGESTÃO DE LEITURA

"Como Falam os Brasileiros", de Yonne Leite e Dinah Collou




LEITE, Yonne; CALLOU, Dinah. Como falam os brasileiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. (Coleção Descobrindo o Brasil).

O livro de Yonne Leite e Dinah Callou, Como falam os brasileiros, trata da diversidade de falares existentes nas diferentes regiões brasileiras. Ambas também são autoras do livro Iniciação à Fonética e à Fonologia e pesquisadoras do CNPQ. Leite e Callou abordam assuntos como o mito da homogeneidade lingüística, a definição do falar carioca como "padrão nacional", a fonética, os sotaques sintáticos, normas e pluralismos da fala culta, entre outros.



"A Língua De Eulália: Uma Novela Sociolingüística", de Marcos Bagno


A língua de Eulália é, antes de tudo, uma ponte, sempre reivindicada, mas até então não construída, entre o saber acadêmico, quase esotérico, nas ciências linguísticas e o cidadão comum , que tem o direito de conhecer mais sobre sua língua, seus usos, sua história, sua dimensão como instrumento identitário, e Marcos Bagno constrói a ponte sem trivializar a informação científica. (Stella Maris Bortoni - Ricardo, Phd University of Lancasters)




Teófilo Leite Beviláqua